Inbound e Outbound Marketing: diferenças, exemplos e aplicações

Com certeza você já ouviu falar em inbound e outbound marketing se trabalha com marketing, mas sabe aplicar a diferença entre eles? Nest post Vamos entender melhor!

O que é Outbound Marketing?

outbound marketing

Outbound marketing, também conhecido como tradicional, é uma abordagem invasiva com propagandas em TV, rádio, jornal, panfletagem e tráfego pago, entre outros.

Objetivo

É fazer com que o público veja o que você tem a oferecer, sem que haja uma busca efetiva.

O outbound marketing atinge um grande público em pouco tempo, mas envolve um alto investimento.

Aplicações

  • Anúncios publicitários em rádio, TV e jornal.
  • Anúncios em mídias digitais, como Google Ads e Facebook Ads.
  • Distribuição de panfletos e flyers em locais públicos
  • Telemarketing
  • Anúncios em outdoors em campanhas publicitárias.

Exemplo

Um horti-fruti que está lançando uma nova promoção pode utilizar o outbound marketing para anunciar em carro de som, panfletos e tráfego pago.

O que é Inbound Marketing?

inbound marketing

Primeiramente, precisamos entender que Inbound marketing é uma abordagem orgânica que busca atrair clientes de forma voluntária, oferecendo conteúdo relevante e de qualidade.

O inbound marketing conquista mais a confiança do público e pode ser mais econômico do que o outbound marketing, já que utiliza recursos digitais.

Objetivos

Oferecer conteúdo relevante e de qualidade para o público que já está interessado no que você tem a dizer, em vez de interrompê-lo com propagandas invasivas.

Aplicações

  • Criação de conteúdo relevante em formato de artigos, infográficos, vídeos ou e-books.
  • Otimização do site para mecanismos de busca, utilizando técnicas de SEO.
  • Utilização de técnicas de marketing de conteúdo, como landing pages e iscas digitais.
  • E-mail marketing para comunicação com os leads.
  • Utilização de mídias sociais para aumentar a visibilidade da marca.

Exemplo

Uma loja de produtos naturais pode postar conteúdos relevantes diariamente, explicando os benefícios dos produtos que vende.

Qual estratégia escolher?

Guy Kawasaki, executivo responsável pelas primeiras campanhas do Macintosh em 1984 e autor de best-sellers, disse: “Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção (outbound).

Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em inbound marketing”. A escolha entre essas estratégias depende, em grande parte, do orçamento disponível.

No entanto, é importante ressaltar que essas abordagens, uma não anula a outra; elas se complementam.

O inbound marketing é eficaz para construir organicamente uma base de leads e os nutrir com uma produção consistente de conteúdo. Portanto, o outbound marketing, por sua vez, é valioso para alcançar um público mais amplo.

Conclusão

Inbound e outbound marketing são técnicas valiosas que se complementam quando utilizadas juntas.

Afinal, é importante entender as diferenças entre essas técnicas e como elas podem ser aplicadas de forma estratégica para atender aos objetivos da empresa e conquistar resultados efetivos.

Por fim, ao concentrar esforços em marketing digital para o inbound marketing, você pode utilizar os dois meios para alcançar um público mais amplo.

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