O que é SEO: passo a passo completo para iniciantes

SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica extremamente importante para quem trabalha com a produção de conteúdo na internet.

Quando otimizado da maneira correta, o seu site ou blog pode ser facilmente encontrado pelos usuários, alcançando uma maior visibilidade e aumentando as chances de conversões.

Agora, se você é iniciante e nunca ouviu falar em SEO, não se preocupe.

Este guia completo foi criado especialmente para ajudar você a entender o que é e como funciona essa técnica. Vamos lá!

O que é SEO?

Como já explicado, SEO é uma técnica que otimiza o seu site ou blog para que ele apareça nos primeiros resultados de busca do Google.

Mas, como isso acontece?

Por meio de um conjunto de estratégias que envolvem escolher as palavras-chave ideais para o seu conteúdo, inseri-las nas meta tags, títulos, subtítulos e nas primeiras frases do texto.

Assim, os robôs dos mecanismos de busca entendem que o seu conteúdo está relacionado com a busca do usuário e, consequentemente, colocam o seu site no topo dos resultados.

Mas não é só isso. Além de escrever para os robôs, é fundamental que você escreva para os usuários.

Afinal, são eles que consumirão o seu conteúdo. Sendo assim, a produção de conteúdo é um ponto essencial no processo de aplicação do SEO.

Os principais benefícios do SEO

Agora, para tornar ainda mais clara a importância de investir em SEO, confira os principais benefícios que essa técnica pode proporcionar para o seu site ou blog:

  • Aumento de visibilidade: estar nos primeiros resultados de busca do Google significa aumentar a visibilidade do seu conteúdo para pessoas que, eventualmente, não saberiam que ele existia.

  • Geração de tráfego orgânico: tráfego orgânico é aquele que vem espontaneamente, sem a necessidade de investimento em publicidade. Utilizando as técnicas de SEO, é possível gerar esse tráfego de maneira consistente e orgânica.

  • Aumento de conversões: quando o seu conteúdo está visível, as chances de conversão aumentam drasticamente. Seja ela uma assinatura de newsletter, um preenchimento de formulário ou uma venda.

  • Credibilidade: estar em destaque nos primeiros resultados de busca é sinônimo de autoridade e credibilidade para o seu site ou blog.

Como aplicar o SEO no seu conteúdo

aplicando SEO

Para aplicar o SEO no seu conteúdo, é necessário levar em consideração três etapas principais: pesquisa de palavras-chave, otimização on-page e otimização off-page.

Entenda um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Pesquisa de palavras-chave: a escolha das palavras-chave é fundamental para o sucesso do seu conteúdo. Uma pesquisa aprofundada das palavras-chave mais buscadas pelo seu público-alvo é um bom começo.

  • Otimização on-page: a otimização on-page está ligada aos fatores internos do seu site ou blog. É nessa fase que você irá inserir as palavras-chave em locais estratégicos, além de otimizar as imagens, o título e o texto em geral.

  • Otimização off-page: a otimização off-page está ligada aos fatores externos do seu site ou blog, como a construção de backlinks (links que apontam para o seu conteúdo) e a presença em redes sociais.

Conclusão

Investir em SEO é fundamental para quem quer ter sucesso na internet.

Além de aumentar a visibilidade e credibilidade do seu site ou blog, essa técnica pode gerar tráfego orgânico e aumentar as chances de conversão.

No entanto, é necessário levar em consideração as três etapas principais para aplicação da técnica: pesquisa de palavras-chave, otimização on-page e otimização off-page.

Com as estratégias corretas, o seu conteúdo pode se tornar um destaque nos mecanismos de busca.

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